Fim do Suporte ao XP, Server 2003 e Vista

Fonte Grupo M. Cury

O produto é bastante antigo, mas poucas se empresas se dão conta disso!
O ciclo de vida dos produtos Microsoft geralmente correspondem às legislações de obrigatoriedade de suporte de cada país.  No Brasil, por exemplo, este período é de dez anos.
Poucos se dão conta de que o Windows XP foi lançado em 2001 e que, devido à isso, seu período de suporte se encerrou.
Os produtos lançados com o SP1, SP2 e SP3 ainda possuem uma sobrevida maior, mas também está se encerrando.
Com o fim do período de suporte, atualizações fornecidas pelo Windows Update, como correções, atualizações de segurança, etc, não são mais fornecidas.  Desta forma, coloca-se necessariamente para as empresas a necessidade de trocar de produto, uma vez que manter o mesmo sem atualizações e correções representa um risco ao funcionamento da empresa e a segurança dos dados.
Vale lembrar que as atualizações do XP, por exemplo, introduziram o Firewall, Defender e outras melhorias na criptografia.
Já o Windows Server 2003 passará para a fase de suporte estendido, onde apenas os contratos de suporte estarão sendo cobertos pelas correções.  A única exceção que a Microsoft prevê são os hotfixes.

Para algumas empresas o processo de migração não representa muita coisa, uma vez que seus sistemas rodam localmente, e a troca de informações com o mundo exterior praticamente não ocorre.
Entretanto, para a grande maioria dos PCs, conexão é algo inerente nas empresas.  Manter os sistemas desatualizado nesta situação é um risco inaceitável.
Lembrando que o produto continua funcionando normalmente.


Veja na tabela abaixo as datas de finalização de suporte aos produtos:
PRODUTO
Windows XP - Encerrado
Windows XP com SP1 - Encerrado
Windows XP com SP2- 13/07/2010
Windows Vista RTM - Encerrado
Windows Vista - Encerrado
Windows Server 2003 - 13/07/2010

Comentários

Postagens mais visitadas